terça-feira, 7 de julho de 2009

"Para ser campeão basta ficar em 1º!"



Hélder Postiga não quer saber se o F.C. Porto está mais ou menos forte do que a temporada passada. Para o avançado, o Sporting precisa apenas de reflectir sobre os erros cometidos no passado e procurar evitá-los daqui para a frente, de forma a conseguir uma temporada mais regular. Para Postiga, para tudo ser diferente dos últimos anos, não é preciso mudar muita coisa, basta ao Sporting «ficar em primeiro».
A verdade é que o F.C. Porto perdeu o capitão Lucho González para o Marselha e está ainda longe de ter um plantel fechado. «Temos de nos preocupar é com o Sporting e procurar manter uma regularidade para sermos campeões. Temos de nos preocupar apenas com o Sporting», referiu Postiga.
No entanto, olhando para trás, o F.C. Porto conquistou catorze títulos nos últimos vinte anos. Hélder Postiga não hesita, mantém um discurso regular, bem afinado, sempre na mesma nota. «Temos de nos preocupar com o Sporting, o F.C. Porto é que tem de se preocupar com os jogadores que saíram e com os que vão entrar. O campeonato é uma prova de regularidade. O ano passado falhámos em algumas situações, temos de as corrigir», insistiu.
Situações que o avançado preferiu não enumerar, mas onde inclui os vários casos de indisciplina que se verificaram, a diferentes níveis, com Moutinho, Veloso, Vukcevic ou Stojkovic. «Temos de fazer uma retrospectiva da época passada e reflectir sobre o que correu mal e tentar corrigir. O F.C. Porto foi mais regular, temos de corrigir os nossos problemas internos. Erros que cometemos de jogo para jogo. Pensar nos pontos que perdemos fora, nos pontos que perdemos em casa. Tudo num grupo são problemas. A nível exterior, então, não podem acontecer, trabalhamos todos para o mesmo lado para que o Sporting seja melhor», explicou.
Mas feitas as contas, para o avançado, nem é preciso mudar assim tanto para o Sporting ser campeão já esta temporada. O essencial, atirou Postiga com humor, é «ficar em primeiro», nada mais.

In: IOL