sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Patrício apura Sporting

Um pontapé de canto provocado por Filipe Caicedo acabou por valer um apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões (playoff) ao Sporting no último minuto, através de um autogolo que repetiu o golpe de teatro das meias-finais da Taça UEFA há cinco anos em Alkmaar. A pressão de Rui Patrício dentro da área foi decisiva para a atrapalhação de Janssen, dando a volta a uma eliminatória que o Sporting fizera muito pouco por merecer ultrapassar.
Várias semanas a ouvir trocadilhos fáceis em variações ao nome do seu putativo reforço Filipe Caicedo terão afectado os jogadores do Sporting. Mais cedo o Sporting não podia ter sofrido o golo do Twente, equipa banal, mas mais fresca e com a preparação mais adiantada, demorou apenas 70 segundos: pontapé de canto à esquerda e cabeceamento central do brasileiro Douglas, a comprometer seriamente a dupla de centrais leonina.
Paulo Bento apostou numa frente ofensiva nova (Djaló, Postiga e Liedson só tinham jogado de início duas vezes, uma delas no famigerado Sporting--Barcelona, dos 2-5), procurando atrair marcações e dar mais espaço de manobra a Matías Fernández, que não confirmou andamento para este nível de exigência. A solução não funcionou, apesar do empenho de Postiga, porque Veloso e Moutinho não chegavam para a pressão dos holandeses, Djaló andava perdido e este Liedson nada acrescentaria à selecção de Portugal. Nem um golo em 180 minutos!
No segundo tempo, Paulo Bento trocou Matías por Pereirinha, adiantando Moutinho, e para os últimos 30 minutos, talvez demasiado tarde, lá entrou Caicedo, no lugar de Postiga, que era o melhor avançado, e também Vukcevic, para mais uma rotação do meio-campo, com Veloso à esquerda, Moutinho na terceira função da noite e Djaló atrás dos pontas-de-lança.
A agressividade aumentou, mas a organização não melhorou. Pelo contrário, os jogadores pareciam não se conhecer uns aos outros e Vukcevic já entrou ‘morto’. As melhores ocasiões da segunda parte ainda pertenceram ao Twente, por N’Kufo, em novo canto mal defendido (53’), por Tioté (67’) e novamente Douglas (82’). Mas no fim, o Sporting marcou.

(....)

Hélder Postiga – Tentou rematar e aparecer, mas o jogo era complicado para os avançados.
(...)

"GANHÁMOS COM O CORAÇÃO"

"Quero realçar a capacidade mental dos jogadores, que acreditaram sempre. Ganhámos com o coração e não com a táctica", disse Paulo Bento, instantes após o sofrido empate com o Twente, que garantiu ao Sporting a passagem ao playoff de acesso à Champions.

Consciente da "tensão" que pesava sobre a sua equipa para este desafio, o técnico leonino quis elogiar os jogadores e a sua prestação no reduto holandês. "No cômputo geral merecemos passar a eliminatória, contra uma boa equipa, que se organiza muito bem", frisou Bento, acrescentando: "Acabámos por ser felizes, mas os jogadores mereceram. A vitória [na eliminatória] é exclusivamente deles."

Confrontado com qual foi o seu discurso ao plantel antes do embate, Bento revelou que o segredo foi a "confiança". "Dissemos que podíamos fazer golos. E se quisermos uma boa época temos de manter a organização e o coração de hoje."

O treinador destacou ainda a estreia de Caicedo pelos leões: "Entrou com uma enorme vontade e teve uma boa prestação."

In: Correio da Manhã

Sem comentários: