quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Uma boa noite para ver Postiga [Mais Futebol]

Valeu a pena passar 90 minutos a olhar para Hélder Postiga no Sporting-Belenenses. Jogou muito bem e as melhores histórias da partida passaram por ele.

O avançado ex-F.C. Porto participou nas acções decisivas. Quer dizer, em quase todas. Só não esteve do outro lado, quando Rui Patrício assinou duas excelentes defesas, nas oportunidades construídas pelo Belenenses. O resto foi com Postiga.

Logo aos seis minutos rodou bem e rematou forte. Ao lado. Estava fora-de-jogo, mas o auxiliar deixou seguir. Esta era já a quarta participação no jogo, em tão pouco tempo. Um toque de cabeça, boa pressão sobre Silas, queda na área.

Aliás, aos dez minutos apareceu outra vez caído no chão, mas as câmaras não mostram porquê. Levanta-se, recebe a bola e faz um bom passe para Romagnoli. O minuto 15 é o mais negro, esta noite. Uma entrada dura e desnecessária sobre Carciano custa-lhe um cartão amarelo. Postiga também é isto, já se sabe.

Ainda faz uma falta sobre Gomes antes de recuperar o equilíbrio. Aos 17 minutos um remate dá canto para o Sporting. Segue-se uma bola perdida. Uma bola parada no peito. Outra bola perdida no ataque. Um bom passe para trás. Aos 27 minutos não evita uma falta sobre Júlio César. Passa cinco minutos ausente. Volta para sofrer uma falta, a primeira.

Aproxima-se o momento do golo. Antes perde uma bola, mas no instante seguinte só ele percebe o que vai acontecer. Reage mais depressa do que toda a gente e aproveita o passe de Yannick Djaló, com um remate de boa execução. O golo sublinhava o que tinha sido a actuação do avançado até ali, sempre muito interessado no jogo, activo e com boas movimentações.

Até ao intervalo aparece mais nove vezes junto da bola. Passes curtos, obriga o adversário a cometer duas faltas e faz um bom passe para Djaló, o que origina um livre perigoso para o Sporting. No final dos 45 minutos tinha feito 38 por cento dos remates do Sporting. Fora o resto.

Ele aí está outra vez

O intervalo só serviu para Postiga se convencer de que esta poderia de facto ser a sua noite. No regresso Romagnoli descobre-o sobre a direita, na área. Com espaço, enfrenta o defesa. A bola passa, o toque é inevitável. «Penalty». O Sporting fecha a loja com 2-0.

Postiga também aparecerá menos. A bola andará mais nos pés dos médios, o Sporting tenta não se desequilibrar. Passe certo aos 50 minutos. Ganha um canto aos 53. Outro passe certo aos 58. Está na jogada do «3-0», mas o fora-de-jogo de Djaló anula o lance. Mais dois bons passes. Outro. Pequenas acções, quase sempre de costas para a baliza, como principal destinatário dos passes dos médios. Não cria perigo, mas ajuda a equipa a ter a bola.

Aos 75 minutos faz o primeiro cruzamento. A bola por pouco não chega com perigo a Vukcevic. Quatro minutos depois regressa ao chão, agora impulsionado por Vanderlei. A perder, o Belenenses mete um defesa para bater. Não faz grande sentido. Mas não se pode dizer que Vanderlei não fez a sua parte: 85 minutos, mais uma falta sobre Postiga.

O avançado do Sporting acaba o jogo a sorrir. Um sorriso de quem não acredita. João Moutinho acaba de fazer um passe fatal, a bola desvia ligeiramente em Júlio César e Postiga, sem ninguém na baliza, vê a bola subir e passar por cima. Na linha de pequena área. Inacreditável? Parece. Mas nada que retire brilho à noite daquele que é para já o melhor marcador do Sporting.

NOTA: esta é uma análise feita exclusivamente com base nas imagens televisivas do Sporting-Belenenses (SportTV). Pretende ser um olhar atento e razoavelmente objectivo sobre as acções com bola de um jogador, nesta partida. Só isso.

In: Mais Futebol

PS: Peço desculpa, pela falta de actualizações, mas o tempo escasseia. Não é por o tempo escassear que irei deixar o blog e muito menos deixar de actualizá-lo, por mais esporadicamente que cá venha por-vos-ei a par de todas as notícias relacionadas com o Hélder Postiga :D

Tatiana Jesus

1 comentário:

Micaela disse...

Parabens para ti tambem...
Foi uma alegria para mim ter o meu nome e o nome do blog no jornal...
Continua com o teu blog esta lindo

beijinhos